REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE ASTRONOMIA

Autores

  • José Isnaldo de Lima Barbosa Instituto Federal de Alagoas
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.087

Palavras-chave:

Astronomia, Teoria das Representações Sociais, Teoria do Núcleo Central, Análise prototípica, Mídia, Estudantes do Ensino Médio Integrado.

Resumo

Os temas relacionados à Astronomia nem sempre são trabalhados de forma adequada no sistema formal de educação, assim como, sua divulgação na mídia é muitas vezes carregada de sensacionalismo, no entanto, nesse contexto os estudantes vão formando suas explicações a respeito. Logo, esse trabalho tem o objetivo de identificar as possíveis representações sociais de estudantes do Ensino Médio Integrado sobre o termo indutor Astronomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, descritiva, para tanto, adota-se uma abordagem quali-quantitativa, os procedimentos para a obtenção dos dados ocorreram na forma de levantamento, e os sujeitos envolvidos foram 653 estudantes do Ensino Médio Integrado. Os resultados indicam que os discentes pesquisados possuem representações sociais do objeto Astronomia, as quais são alicerçadas em elementos provenientes do espaço formal de educação, e também divulgados na mídia, além disso, demonstram que os estudantes têm informações sobre Astronomia, e uma posição valorativa em relação a esta ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Barbosa, J. I. de L., & Voelzke, M. R. (2017). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (23), 87–113. https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.087

Edição

Seção

Artigos