O PLANETÁRIO COMO AMBIENTE NÃO FORMAL PARA O ENSINO SOBRE O SISTEMA SOLAR

Autores

  • Gabrielle de Oliveira Almeida Universidade Federal de São João del-Rei
  • Mateus Henrique Rufini Zanitti Universidade Federal de São João del-Rei
  • Cintia Luana de Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei
  • Edson Wander Dias Universidade Federal de São João del-Rei
  • Alessandro Damasio Trani Gomes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Fernando Otávio Coelho Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.067

Palavras-chave:

Astronomia, planetário, Educação não formal.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade de educação não formal, desenvolvida no planetário de uma Instituição de Ensino Superior, da qual participaram trinta e três alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de um município próximo a São João del-Rei, Minas Gerais. A pesquisa buscou explorar um dos recursos educacionais do planetário como ambiente para o ensino sobre os astros do Sistema Solar. A atividade consistiu de uma sessão de cúpula em que houve a exibição de um filme sobre o Sistema Solar. Um mesmo questionário foi aplicado antes e após a atividade. Os resultados foram comparados por meio de testes estatísticos, apontando para uma diferença estatisticamente significativa das médias do pré e do pós-teste. São discutidas as potencialidades dos planetários como ambiente para a promoção da educação não formal e sua interface com a escola básica, visando suprir a demanda do ensino de Astronomia.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

Almeida, G. de O., Zanitti, M. H. R., Carvalho, C. L. de, Dias, E. W., Gomes, A. D. T., & Coelho, F. O. (2017). O PLANETÁRIO COMO AMBIENTE NÃO FORMAL PARA O ENSINO SOBRE O SISTEMA SOLAR. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (23), 67–86. https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.067

Edição

Seção

Artigos