CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO REPRESENTATIVO PARA VISUALIZAÇÃO DE FASES DA LUA E ECLIPSES

Autores

  • Diego Soares Amorim Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.053

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Fases da Lua, Eclipses.

Resumo

Visando a exploração de diferentes recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem, para superar a metodologia tradicional de aulas, propõe-se a construção e utilização de um experimento de demonstração, também chamado de experimento de cátedra, que consiste em um modelo didático do sistema Sol-Terra-Lua, associado à utilização de um computador para auxiliar a visualização de fases da Lua e eclipses solares e lunares. Uma breve exposição das principais fases da Lua e eclipses é desenvolvida. O resultado obtido após a construção do modelo é bastante satisfatório e a combinação de sua utilização com o computador pode auxiliar potencialmente na compreensão, por parte dos estudantes, dos fenômenos abordados por dá-los a possibilidade de observação e reflexão a partir dos dois pontos de vista: como observadores na Terra e como observadores externos.

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Biografia do Autor

Diego Soares Amorim, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro

Formado na modalidade Bacharelado em Física (2015) e na modalidade Licenciatura em Física (2017).

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

Amorim, D. S. (2017). CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO REPRESENTATIVO PARA VISUALIZAÇÃO DE FASES DA LUA E ECLIPSES. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (23), 53–66. https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.053

Edição

Seção

Artigos