ENSINO DE ASTRONOMIA: CENÁRIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sônia Elisa Marchi Gonzatti Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) https://orcid.org/0000-0002-5200-675X
  • Andréia Spessatto De Maman Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) https://orcid.org/0000-0002-5681-9918
  • Eliana Fernandes Borragini Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRGS) https://orcid.org/0000-0002-8256-7451
  • Júlia Cristina Kerber Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
  • Werner Haetinger Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, formação de professores, estratégias metodológicas, prática docente.

Resumo

Neste trabalho são apresentados os principais resultados de uma investigação realizada no campo da Educação em Astronomia, com professores do ensino fundamental de duas regiões do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo foi caracterizar o cenário regional do ensino de Astronomia, estabelecendo um comparativo com o cenário nacional. Esse estudo abordou três questões: identificar os principais temas de astronomia trabalhados em sala de aula, as estratégias metodológicas e quais as dificuldades apresentadas pelos professores ao desenvolver sua prática. Quanto aos conteúdos, encontrouse uma pulverização dos assuntos abordados, embora temas como movimentos da Terra e fenômenos astronômicos tenham sido citados pela maioria dos participantes. Sobre estratégias, são utilizadas principalmente aulas com apoio de recursos bidimensionais, como filmes, textos, mapas e pesquisa na internet. As principais dificuldades foram: falta de formação específica em relação a conteúdos de Astronomia; nível de abstração dos conteúdos, que dificultam sua compreensão, tanto pelos alunos quanto pelos próprios professores. De maneira geral, esses indicadores convergem para resultados já encontrados em outros estudos que investigam a prática docente em Astronomia, em que as deficiências da formação inicial dos professores, ou mesmo a falta dela, dificulta a adequada abordagem da Astronomia em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2013

Como Citar

Gonzatti, S. E. M., De Maman, A. S., Borragini, E. F., Kerber, J. C., & Haetinger, W. (2013). ENSINO DE ASTRONOMIA: CENÁRIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (16), 27–43. Recuperado de https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/181

Edição

Seção

Artigos