O CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ESTRELAS

Autores

  • Gustavo Iachel Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.12.007

Palavras-chave:

Conhecimento prévio, Análise do conteúdo, Estrelas.

Resumo

Com base em leituras de artigos relacionados ao ensino de Astronomia publicados no Brasil, verificou-se a inexistência de investigações sobre o conhecimento prévio de estudantes acerca das características físicas das estrelas, fato que nos motivou a desenvolver a pesquisa apresentada. Os conhecimentos prévios de 125 estudantes do primeiro ano do ensino médio constituíram os dados do estudo, os quais foram inferidos através da análise das respostas cedidas em questionários impressos (Apêndice A). A partir da análise de conteúdo dessas respostas tornou-se possível realizar algumas inferências como, por exemplo: vários estudantes possuem dificuldade em elaborar um modelo explicativo sobre o funcionamento de uma estrela; são poucos os que dizem que as estrelas possuem certo tempo de existência; alguns alunos as imaginam com pontas; poucos reconhecem que uma estrela é formada por uma massa de gás; vários conhecimentos prévios partem de aspectos meramente visuais; ainda assim, os estudantes não possuem o hábito de observar a natureza mais detalhadamente, entre outras. Vemos essa pesquisa como uma provável fonte de consulta na qual os professores de ciências poderão, além de reconhecer a importância dos conhecimentos prévios para o ensino e como eles interferem em sua prática, adquirir subsídios para o planejamento de suas aulas.

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Publicado

2011-12-01

Como Citar

Iachel, G. (2011). O CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ESTRELAS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (12), 7-29. https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.12.007

Edição

Seção

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