ASTRONOMIA NA SALA DE AULA: POR QUÊ?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2010.09.007

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência, Axiologia, Problematização.

Resumo

Muitas discussões vêm acontecendo sobre a relevância dos temas abordados em sala de aula. Um tema, em particular, é foco deste ensaio: a astronomia. Em que sentido e em que medida valeria a pena abordá-la em aulas, seja de ciências, seja de astronomia especificamente, ou em disciplinas afins? Discutimos neste texto alguns aspectos das vantagens de se tratar essa área do conhecimento nas escolas, levando em conta as dimensões epistemológica e axiológica da astronomia, à luz da visão da ciência como um diálogo inteligente com o mundo, de Bachelard, além da proposta de problematização do conhecimento, de Paulo Freire. Proporemos que de fato a astronomia não precisa ser vista como apenas um novo conjunto de conteúdos a serem ensinados, mas figura como conjunto de temas motivadores para discussões histórico-filosóficas, além de permitir a abordagem de conceitos típicos de outras disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2021

Como Citar

Gama, L. D., & Henrique, A. B. (2021). ASTRONOMIA NA SALA DE AULA: POR QUÊ?. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (9), 7–15. https://doi.org/10.37156/RELEA/2010.09.007

Edição

Seção

Artigos