UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE AS FASES DA LUA

Autores

  • Bruno Andrade Martins Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil.
  • Rodolfo Langhi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2012.14.027

Palavras-chave:

Educação em Astronomia, Aprendizagem Significativa, Histórias em Quadrinhos, Atividades Experimentais.

Resumo

Este texto foca um dos conteúdos de Astronomia e a consequente falha no ensino deste tema no ensino médio, apesar de os documentos oficiais apresentarem a necessidade de se trabalhar a Astronomia neste nível de ensino. Dentre as concepções alternativas em Astronomia que os alunos do ensino médio carregam consigo, mesmo após o término dos estudos, destacamos, nesta pesquisa, o fenômeno das fases da Lua. O desenvolvimento de estratégias diferenciadas em relação ao ensino tradicional, visando o processo de ensino-aprendizagem sobre este tema, foi contemplado neste trabalho como um dos resultados obtidos sob a luz dos referenciais da aprendizagem significativa, fundamentados em Ausubel. Segundo a proposta aqui apresentada, a participação ativa dos alunos na execução de uma atividade experimental e outras atividades didáticas, que visam sua contínua avaliação durante o processo, culmina com a elaboração de uma história em quadrinhos envolvendo as fases da Lua. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade didática diferenciada sustentada pelos princípios teóricos da aprendizagem significativa aplicada ao ensino das fases da Lua durante as aulas de Física no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Martins, B. A., & Langhi, R. (2012). UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE AS FASES DA LUA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (14), 27–37. https://doi.org/10.37156/RELEA/2012.14.027

Edição

Seção

Artigos