O UNIVERSO REPRESENTADO EM UMA CAIXA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • Marcos Daniel Longhini Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2009.07.031

Palavras-chave:

Formação de professores, Atividade de Astronomia, Modelos de universo.

Resumo

Trata-se do relato de uma atividade de introdução ao estudo da Astronomia, desenvolvida com uma turma de futuros professores de Física, em uma universidade pública brasileira. Tal atividade teve como meta privilegiar noções de espacialidade, as concepções alternativas dos participantes e o processo de interação entre pares e constou da representação, em um espaço tridimensional, dos modelos de universo que os participantes possuíam. Os resultados, que foram categorizados em universo miscelânea, geocêntrico, heliocêntrico e acêntrico, foram analisados qualitativamente. São apontadas as análises da atividade na ótica dos participantes, além de tecidas considerações sobre seu emprego como recurso ao ensino de Astronomia e na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-01

Como Citar

Longhini, M. D. (2009). O UNIVERSO REPRESENTADO EM UMA CAIXA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (7), 31–42. https://doi.org/10.37156/RELEA/2009.07.031

Edição

Seção

Artigos