CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O FENÔMENO DE FORMAÇÃO DAS FASES DA LUA

Autores

  • Gustavo Iachel Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.
  • Rodolfo Langhi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil.
  • Rosa Maria Fernandes Scalvi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2008.05.025

Palavras-chave:

fases da Lua, eclipse lunar, concepções alternativas, formação de professores.

Resumo

Quarenta estudantes, com idades entre 14 e 18 anos, pertencentes a três escolas da cidade de Bauru, foram questionados sobre suas concepções alternativas acerca do fenômeno de formação das fases da Lua. Foi observado que alguns dos alunos confundem o fenômeno da formação das fases da Lua com o fenômeno da formação dos eclipses lunares, outros desconhecem o motivo do fenômeno, apresentam concepções alternativas incoerentes com a realidade ou então concepções incompletas. Os resultados aqui encontrados são destinados aos professores do Ensino Básico e poderão ser usados como subsídio parafuturo desenvolvimento de novos métodos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Como Citar

Iachel, G., Langhi, R., & Scalvi, R. M. F. (2008). CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O FENÔMENO DE FORMAÇÃO DAS FASES DA LUA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (5), 25–37. https://doi.org/10.37156/RELEA/2008.05.025

Edição

Seção

Artigos