PERCEPÇÃO ASTRONÔMICA DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO DA CIDADE DE SUZANO

Autores

  • Edilene França de Oliveira Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Marcos Rincon Voelzke Professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Luis Henrique Amaral Professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2007.04.079

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Parâmetros Curriculares Nacionais, A Física no Ensino Médio, Astronomia no Cotidiano.

Resumo

Embora a Astronomia seja uma das ciências mais antigas da humanidade e muitos dos conceitos astronômicos serem populares, observa-se que uma parcela significativa dos estudantes encontra-se à margem dessas informações. O presente trabalho visa analisar o nível de conhecimento básico dos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual da cidade de Suzano quanto aos fenômenos astronômicos que os rodeiam. Para tanto foi elaborado um formulário constando de questões de múltipla escolha, aplicado no primeiro ano noturno da Escola Estadual Batista Renzi. Num espaço amostral de 34 alunos constatou-se que apenas 29,4% compreendiam a sucessão dos dias; 20,6% explicaram corretamente as estações do ano e 20,6% tinham idéia de quais são os objetos celestes mais próximos da Terra. Em contraposição, 67,6% classificaram corretamente o Sol como estrela; 55,9% relacionaram o Big Bang à origem do Universo; apenas 20,6% identificaram um ano-luz como unidade de distância e 32,4% reconheceram uma estrela cadente como meteoro. A presente análise foi expandida para mais 310 alunos de outras classes de Ensino Médio, não somente do período noturno, mas também diurno da mesma escola. Nesta primeira fase nota-se o pequeno discernimento dos alunos sobre eventos astronômicos e principalmente a grande confusão sobre o significado correto de termos astronômicos populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Como Citar

Oliveira, E. F. de, Voelzke, M. R., & Amaral, L. H. (2007). PERCEPÇÃO ASTRONÔMICA DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO DA CIDADE DE SUZANO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (4), 79–99. https://doi.org/10.37156/RELEA/2007.04.079

Edição

Seção

Artigos