FÍSICA E ARTE NAS ESTAÇÕES DO ANO

Glória Pessôa Queiroz, Maria da Conceição Barbosa Lima, Maria das Mercês Navarro Vasconcellos

Resumo


O artigo trata do tema das Estações do Ano, explorando elementos da Ciência e da Arte como forma de motivar estudantes ou público de museus de ciência e tecnologia a compreendê-lo a partir de vivências culturais atuais e de outras épocas. A  Física se junta à Astronomia para explicar o fenômeno, enquanto a Música e a Pintura possibilitam a imersão no tema em meio a muitas viagens à imaginação capazes de despertar emoções.Uma proposta didática é apresentada e justificada por consensos das muitas pesquisas na área de ensino-aprendizagem de ciências, desde os que se referem às persistentes concepções alternativas acerca das causas das mudanças observadas nas diferentes épocas do ano até à modelagem qualitativa de fenômenos que recorre a modelos pedagógicos tridimensionais. Tal proposta foi desenvolvida na atividade “Bate papo Hiperinteressante: As Quatro Estações, Ciência e Arte” realizada no primeiro domingo do mês de agosto de 2003 no Museu de Astronomia.

 

Palavras-chave


Estações do ano; concepções alternativas; modelagem; ciência e arte; interdisciplinaridade.

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DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2004.01.033

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ISSN 1806-7573

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