INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NO PROGRAMA DE VISITA ESCOLAR PROGRAMADA DO MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (MAST)

Carla de Oliveira Gonçalves, Maria da Conceição Barbosa-Lima

Resumo


A educação inclusiva no Brasil, contemplada na Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), destaca a importância e urgência de se promover a inclusão escolar como elemento formador da nacionalidade. A educação inclusiva diz respeito a todas as pessoas que enfrentam dificuldades na escola. A inclusão deve estar em todas as instituições educacionais (formais e não formais). Nosso objetivo, no trabalho de final de curso de licenciatura, foi apresentar o relato de experiência de mediação aos alunos deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant (IBC) no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), as modificações e novas propostas para o Programa de Visita Escolar Programada (VEP) através de um aparelho especialmente construído onde se pode perceber o céu na latitude próxima a do Rio de Janeiro.


Palavras-chave


Educação inclusiva; Deficiência visual; Educação não formal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2013.15.007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

Creative Commons License 
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Indexado em: