REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO FINAL DO ENSINO MÉDIO SOBRE ASTRONOMIA

Adriano José Ortiz, Joici de Carvalho Leite, Tânia do Carmo, Michel Corci Batista, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Junior

Resumo


A astronomia faz parte do cotidiano da sociedade moderna, mesmo configurando-se como uma das ciências mais antigas. Todavia, no ambiente escolar ainda encontra diversas barreiras para sua implementação. Neste sentido, o presente manuscrito visou analisar as possíveis Representações Sociais partilhadas entre 24 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma instituição pública, decorrentes de seus conhecimentos a respeito do tema indutor "astronomia”. Os dados foram obtidos por meio do Teste de Associação Livre de Palavras e analisados mediante a abordagem estruturalista que acarretou na elaboração do quadro de quatro casas. De acordo com os resultados, é possível dizer que os estudantes compartilham Representações Sociais a respeito de astronomia, por apresentarem um discurso permeado de conceitos generalistas e afastado do universo reificado, sendo importante uma readequação com vistas à introdução do ensino de astronomia no decorrer de toda educação básica.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Astronomia; Senso comum; Associação livre de palavras; Núcleo Central.

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DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.27.079

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ISSN 1806-7573

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