A ASTRONOMIA E SUA RELAÇÃO COM A GEOGRAFIA: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E ABORDAGENS NO ENSINO

Diego Maguelniski, Alcimara Aparecida Foetsch

Resumo


Este artigo propõe uma discussão histórica e epistemológica sobre a relação Geografia e Astronomia e a introdução de temas de Astronomia no ensino de Geografia no Brasil. Para tanto, nos baseamos principalmente nos estudos de Sobreira (2005), Langhi e Nardi (2009a; 2009b; 2012), Leite et al.(2014) e Neves (2011). Nosso objetivo consiste em fornecer subsídios e evidências da existência da associação entre os conhecimentos geográficos e astronômicos desde a antiguidade e analisar possíveis heranças dessas associações no ensino de Geografia na Educação Básica brasileira. Para isso, foi necessário elaborar uma revisão bibliográfica dialogada e abordar as principais mudanças correntes do pensamento científico ao longo dos séculos. Estabelecemos consulta a documentações e reproduzimos reflexões de pesquisas sobre o ensino de temas de Astronomia nos séculos anteriores, explorando tendências para a atualidade ainda pouco discutidas. Por fim, discute-se o contexto atual que as temáticas de cunho astronômico assumem no Ensino Básico.

Palavras-chave


Geografia; Astronomia; Ensino; Educação Básica.

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DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.27.055

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ISSN 1806-7573

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