FORMAS DE APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Leonardo Marques Soares, Silvania Sousa Nascimento

Resumo


O objetivo principal desse artigo é apresentar algumas reflexões sobre a maneira como um grupo de professores se apropriaram dos instrumentos do KIT PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (KITPEA). Os sujeitos dessa pesquisa participaram do curso de especialização em ensino de astronomia oferecido pelo Projeto de Formação Continuada (Foco) no Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Coletamos as informações por meio de um questionário e de uma entrevista, aplicados a esses professores. Estruturamos a análise dessas informações com a ajuda da Teoria da Atividade e da Teoria da Ação Mediada. Interpretamos as falas dos professores usando como dispositivo analítico os elementos constituintes do sistema de atividade e os conceitos de apropriação e domínio. Dentre os 11 sujeitos que participaram da pesquisa, foi possível identificar a apropriação dos instrumentos em 7 narrativas.


Palavras-chave


Teoria da Atividade; ensino de astronomia; formação continuada de professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2012.13.041

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

Creative Commons License 
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Indexado em: