TOP GREGORIAN: UM JOGO PARA O ENSINO DO CALENDÁRIO GREGORIANO

Lídia Carla do Nascimento, Cleide Sandra Tavares Araújo, Juan Bernardino Marques Barrio (in memoriam), Marcelo Duarte Porto, Mirley Luciene dos Santos, Solange Xavier dos Santos

Resumo


O calendário civil utilizado hoje no Brasil, e em quase todo o mundo, é focado em informações de dias e meses do ano que têm como referência nossa cultura ocidental/cristã. Visando apresentar alguns dos aspectos científicos, sociais, políticos, históricos e até míticos que o permeiam, trazendo a Astronomia como uma área do conhecimento capaz de unir em torno de si outras áreas que compõem a Matriz Curricular do Ensino Fundamental foi idealizado e desenvolvido o jogo Top Gregorian como um potencial recurso didático para o ensino do Calendário Gregoriano, e conhecimentos afins, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Além de estimular e otimizar o processo ensino-aprendizagem por meio do lúdico, o jogo despertou o interesse pelo conhecimento científico/astronômico entre os alunos participantes.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Astronomia; Ensino fundamental; Lúdico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2018.26.061

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

Creative Commons License 
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Indexado em: