APLICAÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO DE FUSOS HORÁRIOS

Paulo Henrique Azevedo Sobreira

Resumo


Há vários temas astronômicos interessantes que devem ser trabalhados nos Ensinos Médio e Fundamental, nas disciplinas de Geografia e de Ciências. Entre eles, o tema dos fusos horários que é um dos mais importantes para se correlacionar a rotação da Terra e suas implicações nas atividades cotidianas dos cidadãos em escala local, regional e global, que envolvem problemas de diferenças horárias. Para o ensino dos fusos horários nas aulas de Geografia, por exemplo, há representações bidimensionais de mapas temáticos de fusos horários mundiais, nos livros didáticos e nos atlas. Ocorre que os professores enfrentam algumas dificuldades para possibilitar aos seus alunos a visão tridimensional deste fenômeno astronômico, a partir dos materiais didáticos disponíveis nas escolas. O objetivo deste trabalho é apresentar duas propostas para a confecção de materiais de baixo custo, que possibilitem a elaboração de modelos tridimensionais para o ensino dos fusos horários.

Palavras-chave


Ensino de Fusos Horários; Educação Geográfica; Educação em Astronomia; Materiais Didáticos; Formação de Professores.

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DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2012.13.007

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ISSN 1806-7573

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