CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE TRIDIMENSIONAL FOSFORESCENTE DA CONSTELAÇÃO DE ÓRION: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Giselen Lefer Padilha Renner

Resumo


A astronomia é um tema de grande interesse aos estudantes do ensino médio, porém sua abordagem em sala ainda é escassa. Entre as justificativas, professores relatam que os temas são abstratos e esta característica torna difícil sua implementação no ensino. Entre as principais dificuldades apresentadas em relação aos alunos estão a matemática básica e a materialização dos conceitos mais abstratos. Este artigo apresenta uma proposta de construção de um modelo representacional concreto da constelação de Órion, a partir dos dados médios de distâncias, obtidos no aplicativo Stellarium, e convertidos em escala menor. É uma ferramenta que possibilita ao professor que, além de abordar uma perspectiva teórica dos conteúdos, auxilie o aluno na interpretação matemática e transformação de um conhecimento abstrato em concreto. Trata-se de uma proposta que incentiva e causa interesse no aluno, e pode proporcionar uma visão possível de compreensão do espaço e do universo, favorecendo uma aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Ensino de astronomia; Maquete de constelação; Constelação de Órion; Modelo representacional de constelação.

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DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2018.25.039

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ISSN 1806-7573

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