REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE ASTRONOMIA

José Isnaldo de Lima Barbosa, Marcos Rincon Voelzke

Resumo


Os temas relacionados à Astronomia nem sempre são trabalhados de forma adequada no sistema formal de educação, assim como, sua divulgação na mídia é muitas vezes carregada de sensacionalismo, no entanto, nesse contexto os estudantes vão formando suas explicações a respeito. Logo, esse trabalho tem o objetivo de identificar as possíveis representações sociais de estudantes do Ensino Médio Integrado sobre o termo indutor Astronomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, descritiva, para tanto, adota-se uma abordagem quali-quantitativa, os procedimentos para a obtenção dos dados ocorreram na forma de levantamento, e os sujeitos envolvidos foram 653 estudantes do Ensino Médio Integrado. Os resultados indicam que os discentes pesquisados possuem representações sociais do objeto Astronomia, as quais são alicerçadas em elementos provenientes do espaço formal de educação, e também divulgados na mídia, além disso, demonstram que os estudantes têm informações sobre Astronomia, e uma posição valorativa em relação a esta ciência.


Palavras-chave


Astronomia; Teoria das Representações Sociais; Teoria do Núcleo Central; Análise prototípica; Mídia; Estudantes do Ensino Médio Integrado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.087

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

Creative Commons License 
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Indexado em: