USO DE TEXTOS HISTÓRICOS PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA

Hermano Ribeiro de Carvalho, Lucas Albuquerque do Nascimento, Boniek Venceslau da Cruz Silva

Resumo


Este trabalho apresenta uma experiência de elaboração, aplicação e análise de Textos Históricos de Natureza Pedagógica envolvendo a recepção, aceitação e disseminação da obra de Nicolau Copérnico. Os textos históricos de natureza pedagógica foram utilizados em um curso de extensão que ocorreu na Universidade Federal do Piauí (UFPI) que contou com a participação de futuros professores de ciências no ensino fundamental, graduandos em Química, Biologia e Ciências da Natureza. Os professores em formação leram os textos e responderam questões referentes aos mesmos, as quais relacionavam aspectos da Natureza da Ciência e da História da Astronomia. Essa ferramenta didática foi utilizada de maneira explícita e reflexiva, com o objetivo de contextualizar os fatos, e subsidiar discussões acerca de aspectos relacionados à Natureza da Ciência. Dessa forma, este trabalho buscou avaliar a legitimidade do uso de textos históricos com finalidade pedagógica para uma melhor inserção da Natureza da Ciência.


Palavras-chave


Natureza da Ciência; Textos Históricos de Natureza Pedagógica; História da Astronomia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2017.23.007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

Creative Commons License 
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Indexado em: