EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE A ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO

Denis Eduardo Peixoto, Maurício Urban Kleinke

Resumo


A literatura atual relata que o ensino de astronomia seja motivador e interessante para a educação básica, porém os conteúdos sugeridos pelas orientações curriculares nacionais parecem não atrair alunos e professores de maneira a chamar-lhes a atenção para um estudo transcendente a disciplina de ciências no Ensino Fundamental ou a disciplina de física para o Ensino Médio. Através da aplicação de um questionário para 80 alunos do Ensino Médio e participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica de duas escolas do estado de SP, obtivemos resultados que nos indicam que os temas de astronomia que motivam os alunos são temas ligados à ficção científica e às pesquisas atuais, alvo de grande divulgação midiática e com forte caráter interdisciplinar. Ao final sugerimos uma nova contextualização para o ensino de astronomia, através da inserção de temas aliados a outras áreas do saber para o que chamamos de “ensino de astrofísica interdisciplinar”.

Palavras-chave


Expectativa sobre astronomia; ensino de astronomia; motivação em astronomia; ensino médio; ensino de astrofísica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

  Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

 

 

Indexado em: