INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL DE ASTRONOMIA NO BRASIL E SUA DISTRIBUIÇÃO NO TERRITÓRIO NACIONAL

Joana Brás Varanda Marques, Denise de Freitas

Resumo


Neste artigo apresentamos os resultados de um levantamento das instituições brasileiras de educação não-formal e divulgação de Astronomia. O setor não-formal da educação e da divulgação    científica são áreas em expansão em todo o mundo e, também, no Brasil. A Astronomia é uma ciência privilegiada devido à rede de instituições existente, mas são poucas as pesquisas que se debruçam sobre essa temática e as informações sobre as instituições não estão integradas nem atualizadas. Neste contexto, buscamos trazer contribuições para o campo ao realizar um levantamento da localização dos planetários, observatórios, museus e associações dedicadas à Educação em Astronomia no Brasil por meio da compilação e atualização das listagens parciais destes já existentes. Pelo que apuramos o Brasil conta com quase 500 instituições dedicadas a essa temática, no entanto, elas estão distribuídas de maneira pouco uniforme.


Palavras-chave


Educação não-formal; divulgação científica; observatórios astronômicos; planetários; associações; museus e centros de ciências

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DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.20.037

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ISSN 1806-7573

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