O TAMANHO DOS PLANETAS, DE PLUTÃO E DO SOL E AS DISTÂNCIAS ENTRE ESTES: COMPREENSÃO DOS ALUNOS E OFICINA PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO PARA TRABALHAR ESTA TEMÁTICA

Marcos Antônio Paz Macedo, Micaías Andrade Rodrigues

Resumo


Este artigo investigou a compreensão de alunos do Ensino Fundamental, em uma turma multisseriada com 22 alunos do 5º ao 9º ano, sobre as dimensões dos astros do Sistema Solar e as distâncias entre estes. Foi aplicado um pré-teste (questionário) para constatar o que estes sabiam sobre o Sistema Solar. Após isto, o conteúdo foi explicado e foi realizada uma oficina, na qual os alunos, em grupos, com o auxílio de tabelas, construíram representações dos planetas, de Plutão e do Sol, em escala, utilizando materiais acessíveis. Por fim, o questionário foi novamente respondido e o resultado obtido muito positivo, pois houve um avanço significativo na compreensão dos conteúdos abordados. Acreditamos que as respostas ao questionário prévio seriam semelhantes em outras escolas, por isto, esta oficina pode ser um meio interessante e eficiente para trabalhar assuntos que, na maioria das vezes, são inadequadamente abordados nas salas de aula e livros didáticos.


Palavras-chave


Ensino de Astronomia; Sistema Solar; Planetas; oficina pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2015.19.023

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

Creative Commons License 
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Indexado em: