ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO EMPÍRICA ENTRE O RACIOCÍNIO ESPACIAL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM CARREIRAS NÃO CIENTÍFICAS E SEU CONHECIMENTO CONCEITUAL DA ASTRONOMIA

Inge Heyer, Stephanie J. Slater, Timothy Slater

Resumo


A comunidade da educação em astronomia tem suposto de forma implícita que o aprendizado da astronomia consiste em um domínio conceitual fundamentado no raciocínio espacial. Como um primeiro passo para identificar formalmente uma relação empírica entre estas duas coisas, utilizamos como amostra os estudantes de graduação de carreiras não científicas de um curso exploratório em uma universidade norte-americana do meio-oeste de médio porte com programa de Doutorado em andamento, onde estes estudantes foram submetidos a um diagnóstico de raciocino espacial e conceitos astronômicos antes e depois do mesmo. As ferramentas utilizadas foram o Test Of Astronomy Standards (TOAST) e o questionário What do you know? Utilizando somente dados completamente consistentes para esta análise, nossa amostra consistiu de 86 estudantes de graduação. As melhoras, depois de normalizadas, do desempenho dos estudantes nos dois quesitos foram pequenas, 0.26 e 0.13 respectivamente. O raciocínio espacial dos estudantes foi medido utilizando um instrumento específico desenhado para este trabalho. As correlações entre os resultados dos testes astronômicos e este instrumento específico antes e depois do curso mostraram uma relação entre moderada e forte, sugerindo que a relação entre o raciocínio espacial e o conhecimento astronômico pode explicar até um 25% na variação no desempenho dos estudantes.


Palavras-chave


Raciocínio espacial; aprendizado de astronomia; educação em astronomia; estudos de correlação; graduandos em carreiras não científicas.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2013.16.045

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

Creative Commons License 
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Indexado em: