CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS FASES DA LUA

Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Fernando Lang da Silveira, Maria Helena Steffani

Resumo


Neste artigo descrevemos a elaboração de um teste de múltipla escolha sobre as fases da Lua e analisamos os resultados de sua aplicação em dez grupos de estudantes de Física da UFRGS. Durante o aprimoramento do teste notamos que a porcentagem de acertos a respeito de alguns conceitos teve um aumento significativo associado à reformulação da pergunta, ressaltando a importância de tomar cuidado para evitar respostas erradas geradas por perguntas pouco claras e não por ignorância do respondente sobre o assunto. Confirmamos os resultados de outros estudos de que as maiores dificuldades dos alunos sobre o tema Fases da Lua dizem respeito a relacionar a fase que a Lua apresenta com a sua posição no céu em determinada hora. Por outro lado, nossos resultados sugerem que, em geral, os estudantes de Física entendem melhor o fenômeno das fases lunares do que a média dos estudantes universitários.

Palavras-chave


Fases da Lua; Testes de conhecimento; Ensino superior; Pré-concepções em Astronomia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.11.063

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

Creative Commons License 
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Indexado em: