OBSERVAÇÃO DO CÉU ALIADA À UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE STELLARIUM NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Adriana Oliveira Bernardes

Resumo


O objetivo do presente artigo é apresentar um projeto desenvolvido através de parceria entre o Clube de Astronomia de Itaocara Marcos Pontes (CAIMP) e o Colégio Estadual Jaime Queiroz de Souza, ambos localizados na cidade de Itaocara, no Noroeste Fluminense, no sentido de divulgar junto às turmas de EJA (Ensino de Jovens e Adultos) a disciplina Astronomia. Conhecendo o caráter interdisciplinar da Astronomia, desenvolvemos este trabalho para motivar o aprendizado de Ciências junto a alunos de EJA do Ensino Médio que cursam as disciplinas Química, Física e Biologia. Inicialmente, realizamos na escola pesquisa sobre o conhecimento prévio de Astronomia da turma de EJA, observando que é escasso o conhecimento de conceitos básicos do tema, muitos dos quais deveriam ser assimilados através do conteúdo da disciplina Física. Com esses dados, foi possível elaborar várias atividades que possibilitassem um maior envolvimento dos estudantes com a Ciência, realizando dentro da escola um trabalho de alfabetização científica, cujas atividades serão apresentadas neste artigo.

Palavras-chave


Ensino de Astronomia; Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização científica; Novas tecnologias educacionais; Espaço não-formal de Educação; Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37156/RELEA/2010.10.007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1806-7573

Creative Commons License 
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Indexado em: